Para
quem acompanha a NFL há mais tempo é fácil de saber o que é um safety
ou quantas jardas um time perde quando seu ataque demora mais de 40
segundos para repor a bola em jogo, mas para os marinheiros de primeira
viagem da NFL, esses nomes são motivos de muita confusão.
Para
facilitar um pouco a vida de quem está começando a “pegar as manhã” com
o futebol americano e para auxiliar aqueles que conhecem bem o jogo,
mas que não tem uma memória tão boa e às vezes esquecem os nomes do
jogo, segue abaixo um Glossário da NFL.
Para
facilitar a leitura e não ficar um post muito extenso, o glossário foi
dividido em partes: Posições, Infrações, Jogadas, Pontuação, Campo e
Outros.
Ataque
Quarterback - É o lançador. Na maioria dos times ele é o líder. Um dos responsáveis pelas jogadas do ataque.
Running Back - É o Corredor. Geralmente se alinha atrás do QB, mas também pode se alinhar ao lado do QB e até como o próprio QB, neste geralmente usado em jogadas de wildcat. Running Back pode também receber passes, geralmente em rotas curtas e de screen e também fazer bloqueios protegendo o QB dando tempo para ele lançar.
Fullback - Tradicionalmente, os deveres de um fullback são divididos entre correr com a bola e bloquear para o QB em jogadas de passe ou para o RB em jogadas de corrida. O fullback por geralmente ser mais pesado é muito utilizado em jogadas de 3rd and 1, 3rd and 2 para conquistar o first down na base da força física.
Wide Receiver - É o recebedor. São jogadores que se deslocam em rotas curtas e longas para receber passes.
Tight-End - Sua principal função é se alinhar na linha ofensiva para fazer bloqueios. Mas pode também receber passes. O Tight-End é conhecido com a jogada de escape em situações em que os outros receivers estejam bem marcados ou que o QB esteja pressionado.
Offensive Tackles ou Left-Tackle e Right-Tackle - São os jogadores que ficam no fim da linha ofensiva, um no lado esquerdo e o outro no lado direito. O left-tackle é considerado uma das posições mais importantes do futebol americano, é ele o responsável por proteger o blind side (lado cego) do QB, pois a grande maioria dos QB's da liga são destros e o seu lado esquerdo acaba ficando desprotegido. Mas os Right-Tackles podem também ser responsáveis pelo blind side, caso o QB seja canhoto.
Offensive Guards - Os Guards ficam entre o Center e o offensive tackles. Sua função também é proteger o Quarterback com bloqueios.
Center - É o jogador do meio da linha, o cérebro da linha ofensiva, responsável por fazer o snap para o QB e também de analisar a defesa e fazer ajustes no esquema de bloqueio da linha.
Defesa
Defensive Tackle – É o jogador que se posiciona no centro da linha defensiva. Geralmente é um atleta grande e forte, capaz de fechar espaços e empurrar a linha ofensiva para trás, pressionando o QB.
Defensive End – Se posiciona nos cantos da linha defensiva e tem a função de atacar o quarterback e fazer tackles.
Nose Tackle – Tem a mesma função do Defensive Tackle, porém na defesa 3-4. Ele se posiciona no meio da linha de três jogadores.
Linebacker – São os jogadores que ficam entre a linha defensiva e os defensive backs. Os objetivos principais dessa posição é defender contra passes curtos e atacar o lançador adversário. Os LBs são divididos em Middle Linebacker, que atuam na parte interna do campo (geralmente é o capitão do time e aquele que tem mais conhecimento e experiência para controlar a defesa), e em Outside Linebacker, que atuam nas laterais do campo.
Strong Safety -
É o safety que se posiciona um pouco mais próximo a linha. Sua
prioridade é parar o corredor adversário, caso ele consiga ultrapassar
os defensive linemen e os linebackers. Caso a jogada seja aérea, o
strong safety dá apoio a um dos cornerbacks.
Free Safety - É o jogador mais afastado da bola em campo. Sua principal função é dar cobertura para um dos cornerbacks, normalmente, aquele que estiver marcando o melhor wide receiver adversário. Caso a jogada seja terrestre, ele avança para tentar parar o running back adversário.
Box Safety - Esse termo é usado para definir um safety mais pesado, mais lento, e com um tackle mais forte que joga no "box", ou seja, aquela faixa do campo mais perto da linha do inicio da jogada.
Cornerback - Leve, rápido e ágil, o cornerback tem a tarefa de marcar os wide receivers adversários, impedindo que estes façam recepções de passes.
Especialistas
Kicker
– Em um bom português, é o chutador do time. Fica responsável pelo
field goals e extra points de sua equipe, além dos chutes de kickoff.
Punter
– Quando o time não consegue avançar 10 jardas nas três tentativas e
vai devolver a bola para o adversário, o punter entra em ação para
chutar a bola o mais longe e mais alto possível, evitando uma boa
posição de campo para o adversário.
Holder – Essa posição é normalmente ocupada por um jogador de outra posição, mas que também atua como holder. Pode ser o QB reserva, um WR ou o punter.
Holder – Essa posição é normalmente ocupada por um jogador de outra posição, mas que também atua como holder. Pode ser o QB reserva, um WR ou o punter.
INFRAÇÕES
Encroachment
- É chamada quando qualquer jogador da defesa (não só da d-line)
ultrapassa a linha de scrimmage e faz contato com um jogador do ataque.
Neutral Zone Infraction - É chamada quando um jogador da defesa, dentro da neutral zone (zona imaginária entre a OL e DL) faz qualquer movimento que provoque um false start pelo ataque.
Offside - É chamada quando qualquer jogador da defesa está além da linha de scrimmage na hora do snap.
Delay of Game - Falta cuja responsabilidade cai sobre o Quarterback. Depois do fim de cada jogada, o time tem 40 segundos para colocar a bola em jogo novamente. Caso isso não aconteça, o ataque comete o atraso de jogo. Penalidade: perda de 5 jardas.
Pass Interference - Interferência no passe. Quando um lançamento é feito, o defensor só pode tocar no virtual recebedor depois que este fizer contato com a bola. Não é permitido deslocar alguém para impedir a recepção. Penalidade: 1st down automático, com a bola no local da falta.
False Start - Saída Falsa. É a falta marcada caso um jogador do ataque se movimente antes da bola ser colocada em jogo. Basicamente todo movimento que simule o início da jogada é caracterizado como saída falsa. Penalidade: 5 jardas.
Illegal Contact - Falta marcada quando um virtual recebedor de passe é empurrado ou obstruído por um defensor após ter ultrapassado 5 jardas a partir da linha de scrimmage (até 5 jardas é permitido o contato). A defesa recua 5 jardas e cede uma primeira descida (1st down)
Personal Foul - Falta Pessoal. Falta relacionada a segurança e conduta. Significa uso excessivo de força, de qualquer "golpe" (soco, chute, cabeçada, etc...) ou mesmo um tackle fora de campo ou após o fim da jogada. Penalidade: 15 jardas e 1st down automático.
Facemask - Segurada na máscara (grade do capacete). É a falta mais perigosa do futebol americano. Ocorre quando um atleta segura a grade do capacete adversário. Isso pode causar lesões graves de coluna cervical. Penalidade: Perda de 15 jardas e 1st down automático.
Neutral Zone Infraction - É chamada quando um jogador da defesa, dentro da neutral zone (zona imaginária entre a OL e DL) faz qualquer movimento que provoque um false start pelo ataque.
Offside - É chamada quando qualquer jogador da defesa está além da linha de scrimmage na hora do snap.
Delay of Game - Falta cuja responsabilidade cai sobre o Quarterback. Depois do fim de cada jogada, o time tem 40 segundos para colocar a bola em jogo novamente. Caso isso não aconteça, o ataque comete o atraso de jogo. Penalidade: perda de 5 jardas.
Pass Interference - Interferência no passe. Quando um lançamento é feito, o defensor só pode tocar no virtual recebedor depois que este fizer contato com a bola. Não é permitido deslocar alguém para impedir a recepção. Penalidade: 1st down automático, com a bola no local da falta.
False Start - Saída Falsa. É a falta marcada caso um jogador do ataque se movimente antes da bola ser colocada em jogo. Basicamente todo movimento que simule o início da jogada é caracterizado como saída falsa. Penalidade: 5 jardas.
Illegal Contact - Falta marcada quando um virtual recebedor de passe é empurrado ou obstruído por um defensor após ter ultrapassado 5 jardas a partir da linha de scrimmage (até 5 jardas é permitido o contato). A defesa recua 5 jardas e cede uma primeira descida (1st down)
Personal Foul - Falta Pessoal. Falta relacionada a segurança e conduta. Significa uso excessivo de força, de qualquer "golpe" (soco, chute, cabeçada, etc...) ou mesmo um tackle fora de campo ou após o fim da jogada. Penalidade: 15 jardas e 1st down automático.
Facemask - Segurada na máscara (grade do capacete). É a falta mais perigosa do futebol americano. Ocorre quando um atleta segura a grade do capacete adversário. Isso pode causar lesões graves de coluna cervical. Penalidade: Perda de 15 jardas e 1st down automático.
Holding
- Segurada. Só é permitido segurar o jogador de posse de bola. Os
demais podem apenas se empurrar. Se um atacante segurar um defensor, a
punição é o recuo de 10 jardas. No caso inverso, a defesa recua 5 jardas
e cede um 1st down automático.
Intentional Grounding - Livrar-se da bola. Ocorre quando um Quarterback se livra da bola para evitar um sack (e a perda de jardas). Mas só é considerada falta se ele estiver na área de proteção de seus bloqueadores (pocket) e arremessar onde não haja jogador. Penalidade: 10 jardas e down.
Clipping - Quando o bloqueador derruba o defensor pelas pernas (rasteira). Penalidade: 15 jardas.
Illegal Formation - Quando há menos de 7 jogadores na linha ofensiva. Penalidade: 5 jardas.
Running into the kicker - Ocorre quando há situação de tackle iminente sobre o kicker, estando ele sem a posse de bola. Penalidade: 5 jardas.
Roughing the Passer - Quando o Quarterback leva um tackle depois de fazer um passe. Penalidade: 15 jardas.
Unsportsmanlike - Conduta Anti-Desportiva. Quando um jogador faz algo que não é permitido, como uma violação flagrante de uma regra, ou uma falta por causa de provocação do jogador adversário ou até mesmo com um comportamento que, segundo a liga, não condiz com a conduta de um profissional. A falta pode ser uma penalização de 15 jardas ou até mesmo a expulsão do jogador.
Intentional Grounding - Livrar-se da bola. Ocorre quando um Quarterback se livra da bola para evitar um sack (e a perda de jardas). Mas só é considerada falta se ele estiver na área de proteção de seus bloqueadores (pocket) e arremessar onde não haja jogador. Penalidade: 10 jardas e down.
Clipping - Quando o bloqueador derruba o defensor pelas pernas (rasteira). Penalidade: 15 jardas.
Illegal Formation - Quando há menos de 7 jogadores na linha ofensiva. Penalidade: 5 jardas.
Running into the kicker - Ocorre quando há situação de tackle iminente sobre o kicker, estando ele sem a posse de bola. Penalidade: 5 jardas.
Roughing the Passer - Quando o Quarterback leva um tackle depois de fazer um passe. Penalidade: 15 jardas.
Unsportsmanlike - Conduta Anti-Desportiva. Quando um jogador faz algo que não é permitido, como uma violação flagrante de uma regra, ou uma falta por causa de provocação do jogador adversário ou até mesmo com um comportamento que, segundo a liga, não condiz com a conduta de um profissional. A falta pode ser uma penalização de 15 jardas ou até mesmo a expulsão do jogador.
JOGADAS
Tackle - Significa impedir o avanço do ataque adversário derrubando o jogador que estiver correndo com a bola.
Snap - É o primeiro movimento de uma jogada, quando o Center passa a bola para o quarterback dar início a jogada
Fair Catch - Sempre que ocorre um chute de punt ou de kickoff, o jogador postado para receber a bola e tentar avançar com ela pode usar um recurso de segurança previsto na regra, chamado fair catch. Caso perceba que uma tentativa de avanço resultará em um risco muito grande, o atleta sinaliza para os juízes e adversários levantando o braço enquanto a bola ainda está no ar. Com isso, ele faz uma espécie de "troca": abdica do direito de correr com a bola, mas, em compensação, não pode ser derrubado pelos adversários. E a jogada é declarada finalizada no exato ponto onde ele faz a recepção.
Sack - É o ato de derrubar o quarterback (lançador) adversário antes mesmo que ele consiga entregar a bola a um companheiro de ataque.
Snap - É o primeiro movimento de uma jogada, quando o Center passa a bola para o quarterback dar início a jogada
Fair Catch - Sempre que ocorre um chute de punt ou de kickoff, o jogador postado para receber a bola e tentar avançar com ela pode usar um recurso de segurança previsto na regra, chamado fair catch. Caso perceba que uma tentativa de avanço resultará em um risco muito grande, o atleta sinaliza para os juízes e adversários levantando o braço enquanto a bola ainda está no ar. Com isso, ele faz uma espécie de "troca": abdica do direito de correr com a bola, mas, em compensação, não pode ser derrubado pelos adversários. E a jogada é declarada finalizada no exato ponto onde ele faz a recepção.
Sack - É o ato de derrubar o quarterback (lançador) adversário antes mesmo que ele consiga entregar a bola a um companheiro de ataque.
Deflect - É a ação de desviar a bola no ar, impedindo que ela chegue ao recebedor visado pelo quarterback adversário.
Blitz - Jogada defensiva em que, além dos defensive linemen, outros jogadores partem para cima do Quarterback adversário. O objetivo é atrapalhar o passe ou mesmo derrubar o Quarterback antes que ele lance a bola (sack). A blitz pode ser feito por linebackers, cornerbacks ou safeties.
Hail Mary - Jogada usada em situações de desespero, normalmente nos últimos segundos da partida. A equipe ofensiva coloca todos seus receivers em campo e os instrui a correr todos para dentro da endzone adversária. O Quarterback então tenta um passe muito longo (e raramente eficaz). No Brasil, é conhecida por sua tradução "Ave-Maria".
Pass Rush - Jogada defensiva com o intuito de apressar o Quarterback a realizar o passe e, eventualmente, forçá-lo ao erro. Ocorre quando os jogadores da defesa partem para cima do Quarterback, em vez de ficarem na cobertura.
Blitz - Jogada defensiva em que, além dos defensive linemen, outros jogadores partem para cima do Quarterback adversário. O objetivo é atrapalhar o passe ou mesmo derrubar o Quarterback antes que ele lance a bola (sack). A blitz pode ser feito por linebackers, cornerbacks ou safeties.
Hail Mary - Jogada usada em situações de desespero, normalmente nos últimos segundos da partida. A equipe ofensiva coloca todos seus receivers em campo e os instrui a correr todos para dentro da endzone adversária. O Quarterback então tenta um passe muito longo (e raramente eficaz). No Brasil, é conhecida por sua tradução "Ave-Maria".
Pass Rush - Jogada defensiva com o intuito de apressar o Quarterback a realizar o passe e, eventualmente, forçá-lo ao erro. Ocorre quando os jogadores da defesa partem para cima do Quarterback, em vez de ficarem na cobertura.
CAMPO
Endzone – É a área de 10 jardas no final de cada lado do campo e onde os times têm que chegar para marcar o touchdown.
Extra point – É uma bonificação com valor de um ponto após o TOUCHDOWN, como o próprio nome já diz, é um ponto extra.
Field goal – O time que não conseguir andar as dez jardas necessárias para continuar avançando rumo a endzone pode tentar um chute para ganhar três pontos. Esse chute tem que passar no meio do “Y”, que fica no final do campo.
Two-point conversion – Ao invés do extra point o time pode tentar ganhar dois pontos. Para isso, tem que levar a bola de volta para a endzone com apenas uma jogada. Essa jogada é utilizada quando um time está com um déficit de 8 ou 11 pontos no placar, e para deixa a diferença em apenas uma posse de bola, o time que conseguir o touchdown arrisca essa conversão.
Safety – Não é todo dia que você vai ver um safety na NFL. Essa jogada acontece quando o time que está atacando é parado dentro de sua própria endzone, seja com o quarterback ou com o running back. Um holding da linha ofensiva ou intentional grounding dentro da própria endozne também resulta em um safety, que vale 2 pontos.
Redzone – São as últimas 20 jardas do campo. É uma zona de perigo ou de alertam, pois o está próximo da zona de pontuação.
Goal Line – É a linha imaginária que separa o campo da endzone. Quando a bola cruzar ela, seja correndo ou por passe, é marcado o touchdown.
Out of bounds – É a parte de fora do campo.
Linha de scrimmage – É uma linha imaginária que corta o campo de uma lateral a outra e indica onde a jogada vai começar.
Goal Line – É a linha imaginária que separa o campo da endzone. Quando a bola cruzar ela, seja correndo ou por passe, é marcado o touchdown.
Out of bounds – É a parte de fora do campo.
Linha de scrimmage – É uma linha imaginária que corta o campo de uma lateral a outra e indica onde a jogada vai começar.
PONTUAÇÃO
Touchdown
– Pontuação máxima no Futebol Americano. É quando um time consegue
chegar até a endzone do adversário. O time que alcançar esse feito soma
seis pontos e tem direito a um extra point.
Extra point – É uma bonificação com valor de um ponto após o TOUCHDOWN, como o próprio nome já diz, é um ponto extra.
Field goal – O time que não conseguir andar as dez jardas necessárias para continuar avançando rumo a endzone pode tentar um chute para ganhar três pontos. Esse chute tem que passar no meio do “Y”, que fica no final do campo.
Two-point conversion – Ao invés do extra point o time pode tentar ganhar dois pontos. Para isso, tem que levar a bola de volta para a endzone com apenas uma jogada. Essa jogada é utilizada quando um time está com um déficit de 8 ou 11 pontos no placar, e para deixa a diferença em apenas uma posse de bola, o time que conseguir o touchdown arrisca essa conversão.
Safety – Não é todo dia que você vai ver um safety na NFL. Essa jogada acontece quando o time que está atacando é parado dentro de sua própria endzone, seja com o quarterback ou com o running back. Um holding da linha ofensiva ou intentional grounding dentro da própria endozne também resulta em um safety, que vale 2 pontos.
OUTRAS COISAS
Pocket
- É a área imaginária em que o Quarterback está protegido por sua linha
ofensiva (bloqueadores). Aqui no Brasil também é conhecido por
"bolsão".
Audible - Comando de voz em código, dado pelo Quarterback já na linha de scrimmage, informando uma mudança de jogada para seu time. Acontece quando o Quarterback percebe que a defesa adversária está postada de forma a impedir a jogada combinada previamente.
Drive - É a série de jogadas realizadas por um time desde o momento em que ele consegue a posse de bola até o momento em que a perde, seja num punt, turnover ou após pontuar. Em português, é chamado de "campanha".
Draft - É a principal porta de entrada para a NFL. Acontece anualmente, em abril. Trata-se de uma espécie de "peneira" universitária. Durante um final de semana os 32 times escolhem quais jogadores oriundos das faculdades americanas querem ter em seu elenco. A ordem de escolha obedece a um critério que visa equilibrar as forças dos times: a equipe última colocada no campeonato anterior é a primeira a escolher, enquanto o campeão é o último.
Audible - Comando de voz em código, dado pelo Quarterback já na linha de scrimmage, informando uma mudança de jogada para seu time. Acontece quando o Quarterback percebe que a defesa adversária está postada de forma a impedir a jogada combinada previamente.
Drive - É a série de jogadas realizadas por um time desde o momento em que ele consegue a posse de bola até o momento em que a perde, seja num punt, turnover ou após pontuar. Em português, é chamado de "campanha".
Draft - É a principal porta de entrada para a NFL. Acontece anualmente, em abril. Trata-se de uma espécie de "peneira" universitária. Durante um final de semana os 32 times escolhem quais jogadores oriundos das faculdades americanas querem ter em seu elenco. A ordem de escolha obedece a um critério que visa equilibrar as forças dos times: a equipe última colocada no campeonato anterior é a primeira a escolher, enquanto o campeão é o último.
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